Pular para o conteúdo principal

E.E. Dr. Antônio de Souza, lugar para repensar e reciclar o mundo










Em Parnamirim, na Escola Estadual Antônio de Souza, a proposta de repensar e reciclar o mundo viaja entre alunos do Ensino Médio por meio de um sarau promovido hoje, 3, na Associação dos Moradores da Cohabinal.

A programação segue por vastos caminhos literários, enquanto promove debates sociais sobre questões urgentes como as altas taxas de feminicídio e o feminismo, ao mesmo tempo em que vai trazendo à pauta, provocações sobre a vida e o e meio ambiente sustentável.

"Este sarau lítero-cultural-artístico traz palestras, mesa redonda, apresentações culturais, espaços literários, concurso e declamação de poesias, coral, prosas e canções para celebrar estes temas, mediados por convidados importantes", disse a professora de Sociologia, Dinamene Rego.

Participam da programação o professor, trovador e cordelista José Acaci, a especialista em mídias e cinema, Noelle Lira e a especialista  em produção textual, Flávia Nóbrega, ligada também à Coordenação Regional da Rede PEA/UNESCO.

As alunas Emily, Elionara e Raquel, do 3 Ano, pintaram o rosto para recitar versos literários sobre o universo feminino. Mas o repertório literário do trio está bem vasto. "Um dos autores que descobri a partir da escola e de que mais gosto é Augusto Branco", disse a aluna Emily.

"Este sarau promove a literatura e o debate de importantes temas sociais com uma abordagem própria para o desenvolvimento do aluno e sua participação em comunidade, formando valores cidadãos e fomentando a leitura. Parabéns a todos pela iniciativa", disse a diretora da 2a. DIREC, Alcíone Flávia.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alunos da E.E. Antônio de Souza prestigiam a Mostra de Profissões na UFRN e visitam Parque Eólico

Nesta semana, alunos da Escola Estadual em Tempo Integral Dr. Antônio de Souza, em Parnamirim, puderam conhecer melhor a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Como na clássica canção, aquele foi o momento de deixar bater mais forte o coração de estudante, espalhando alegria e muitos sonhos pelo caminho. “Nosso objetivo é que nossos alunos estejam cada vez mais focados no ingresso da Universidade”, disse o professor Felinto. Além da experiência com a Mostra de Profissões no ambiente universitário, a escola viabilizou a visita de outro grupo de alunos ao Parque Eólico em Maracajaú, interligando a temática da sustentabilidade aos conhecimentos científicos. Um dia muito especial, que abriu horizontes para novos saberes. “Estivemos perpassando por diversas palestras que se referiram aos cursos de Medicina, enfermagem, psicologia, design, história, música, farmácia, ecologia, ciências e tecnologias, entre outros”, disse o professor Felinto.

Arte transforma vidas na E.E. João Tibúrcio em Goianinha

Termina hoje (03), a exposição "Um Vírus Chamado EU POSSO", que desde o último dia 17 de abril esteve aberta ao público na galeria Conviv´art, no Centro de Convivência da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. A exposição é promovida pelos alunos da Escola Estadual João Tibúrcio, do município de Goianinha - RN, conduzidos pelo professor de Artes Azevedo. "Mesmo em meio a tantas dificuldades sociais, fomos tomados pela vontade de criar nossa própria arte", disse o professor, ao explicar o nome da exposição. Realizada em 2016, a primeira exposição reuniu cerca de duzentas pessoas no prédio da E.E. João Tibúrcio. De lá para cá, a Arte está reconfigurando a vida dos alunos.  Claudiene Samuel, do 2 Ano, é prova disso. "Descobri no projeto a forma de me expressar no mundo", disse a aluna, que escolheu o tema da quebra de esteriótipos femininos para inspirar sua pintura. Aline Honório, do 3 Ano, também achou na Arte, uma forma de ...

CEEP Lourdinha Guerra convida: vamos bater um papo sobre tecnologia?

Centenas de alunos estão reunidos hoje (22) no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Lourdinha Guerra, em Parnamirim, num dia todo voltado para pensar e falar sobre tecnologias. Estamos falando do Day Tech, que em sua primeira edição discute a participação feminina na engenharia, a manutenção de sistemas eletroeletrônicos e de automação industrial e temas como a “Internet das coisas”, robótica, empreendedorismo e projetos científicos. O evento reúne cerca de 466 alunos e muitas parcerias como a UFRN, Escola Agrícola de Jundiaí, IFRN e o CTGÁS/SENAI. A inscrição arrecadou gêneros alimentícios para serem doados a uma instituição de caridade. “O sentimento é de gratidão e dever cumprido numa escola na qual a base técnica é o grande diferencial. Nossos estudantes necessitam vivenciar outros saberes ouvindo diversos profissionais e ampliando os seus conhecimentos”, disse Sandra Pimentel, gestora do CEEP Lourdinha Guerra. A programação seguirá...